Perfil de competências e fatores associados à prática da preceptoria em saúde: revisão integrativa
revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.24862/cco.v19i2.1898Resumen
Introdução: A preceptoria configura-se como uma prática educativa que permite assegurar o desenvolvimento profissional contínuo, a técnica segura, ética e eficaz do cuidado em saúde. Objetivo: Para melhor compreender os aspectos relativos ao perfil de competências e fatores associados à prática da preceptoria com foco na formação profissional em saúde, realizou-se uma revisão integrativa da literatura. Metodologia: As bases de dados foram PubMed, Epistemonikos, LILACS e SciELO, considerando os estudos publicados entre os anos de 2016 e 2022 com os descritores: preceptorship, job description, professional training, teaching-care integration services e primary health care. Resultados: Observou-se maior percentual de preceptoras jovens, entre 31 e 48 anos, com pós-graduação em nível de especialização e pouca formação pedagógica para o exercício da preceptoria. As potencialidades identificadas foram: oportunidade de desenvolvimento e aprendizagem; proatividade; motivação para o trabalho e para fornecer orientação aos novos funcionários e alunos. As fragilidades foram: falta de infraestrutura e de condições de trabalho; falta de programa de capacitação para atuar na preceptoria em saúde; falta de incentivo financeiro; sobrecarga de trabalho; déficit no processo educativo; e adversidades com a equipe de saúde. Conclusão: Existem fatores que potencializam e fragilizam a prática da preceptoria em saúde. É necessário avançar em reflexões sobre a qualificação dos preceptores à luz de novos modelos de capacitação.
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