Perfil de competências e fatores associados à prática da preceptoria em saúde: revisão integrativa
revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.24862/cco.v19i2.1898Resumo
Introdução: A preceptoria configura-se como uma prática educativa que permite assegurar o desenvolvimento profissional contínuo, a técnica segura, ética e eficaz do cuidado em saúde. Objetivo: Para melhor compreender os aspectos relativos ao perfil de competências e fatores associados à prática da preceptoria com foco na formação profissional em saúde, realizou-se uma revisão integrativa da literatura. Metodologia: As bases de dados foram PubMed, Epistemonikos, LILACS e SciELO, considerando os estudos publicados entre os anos de 2016 e 2022 com os descritores: preceptorship, job description, professional training, teaching-care integration services e primary health care. Resultados: Observou-se maior percentual de preceptoras jovens, entre 31 e 48 anos, com pós-graduação em nível de especialização e pouca formação pedagógica para o exercício da preceptoria. As potencialidades identificadas foram: oportunidade de desenvolvimento e aprendizagem; proatividade; motivação para o trabalho e para fornecer orientação aos novos funcionários e alunos. As fragilidades foram: falta de infraestrutura e de condições de trabalho; falta de programa de capacitação para atuar na preceptoria em saúde; falta de incentivo financeiro; sobrecarga de trabalho; déficit no processo educativo; e adversidades com a equipe de saúde. Conclusão: Existem fatores que potencializam e fragilizam a prática da preceptoria em saúde. É necessário avançar em reflexões sobre a qualificação dos preceptores à luz de novos modelos de capacitação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Conexão Ciência (Online)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.