Universidade das Crianças: uma experiência no ensino sobre células

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24862/cco.v17i1.1537

Resumo

O estudo sobre as células é essencial para o entendimento de qualquer processo biológico, e, devido suas dimensões microscópicas, deve ser efetuado com diferentes alternativas de apresentação do conteúdo, o que aumenta as chances do aluno demonstrar maior interesse, além de torná-lo capaz de reconhecer a importância para o entendimento da vida. Para trabalhar este tema, foram realizadas oficinas em uma escola estadual em São João del-Rei - MG, através do projeto de extensão Universidade das Crianças. Primeiramente, o tema “Células” foi escolhido pelos professores das turmas. Em seguida, realizou-se uma atividade para adivinhar o nome de diferentes objetos: foi colocada uma venda nos olhos dos alunos e os mesmos retiravam os objetos que estavam dentro de uma sacola e tentavam adivinhar o nome de cada item. Durante esta atividade os alunos foram instigados a pensar “Como podemos perceber essas características?”; “Existe alguma estrutura que permita que eu perceba essas características?”. Ao final desta atividade, cada aluno escreveu perguntas por livre escolha acerca do tema proposto. Tais perguntas foram norteadoras para a oficina Mitos e Verdades, na qual foram mostradas afirmações e os alunos julgavam como corretas ou incorretas. Os resultados foram significativos, sendo possível observar o crescente interesse dos alunos, sobretudo porque, para muitos, este foi o primeiro contato com o assunto “Células”, experimentando e vivenciando de uma maneira mais científica. Foi possível concluir que, por meio da divulgação científica, conseguimos demonstrar para as crianças conceitos de forma simples, a fim de serem entendidos dentro da vivência de cada um.

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Publicado

2022-04-28

Como Citar

Barreto, R. de M., Lara, B. R., Ferreira, L. M., & Costa, R. A. (2022). Universidade das Crianças: uma experiência no ensino sobre células. Conexão Ciência (Online), 17(1), 65–78. https://doi.org/10.24862/cco.v17i1.1537

Edição

Seção

Artigos Originais