Marketing de relacionamento: análise da satisfação da atuação das empresas de telecomunicação no mercado brasileiro

Autores

  • Gabriela Scarabelli Veloso Leão UNIFOR-MG
  • Natália Fernandes da Cunha Lima UNIFOR-MG
  • Washington Luis Pires de Campos UNIFOR-MG
  • Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira UNIFOR-MG

DOI:

https://doi.org/10.24862/cco.v9i2.283

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar a satisfação dos clientes e verificar se as empresas de telefonia móvel estão colocando em prática a teoria do Marketing de Relacionamento. Este marketing é uma importante ferramenta para os gestores, quando esses percebem que o seu foco deve estar voltado para o consumidor e não somente para o produto. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e descritiva, aplicando um questionário de características quantitativas, a respeito das empresas de telefonia móvel no Brasil, na qual se pode concluir que as organizações não estão valorizando as técnicas do marketing estudado. É importante conhecer as necessidades e preferências dos clientes, integralizando-os à empresa, fornecendo assim um produto mais específico para os mesmos, trazendo uma satisfação e consequentemente mantendo um relacionamento duradouro e fidelizado.

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Publicado

2015-09-02

Como Citar

Leão, G. S. V., Lima, N. F. da C., Campos, W. L. P. de, & Oliveira, J. M. S. R. (2015). Marketing de relacionamento: análise da satisfação da atuação das empresas de telecomunicação no mercado brasileiro. Conexão Ciência (Online), 9(2), 63–77. https://doi.org/10.24862/cco.v9i2.283

Edição

Seção

Artigos Originais