Relato de experiência de discentes-monitores atuantes no projeto Universidade Aberta à Pessoa Idosa
DOI:
https://doi.org/10.24862/cco.v20i3.2165Resumo
Introdução: A inclusão de pessoas idosas em atividades sociais e educacionais é fundamental para promover a funcionalidade, independência e qualidade de vida. A participação em programas que incentivam a interação social e o aprendizado contínuo pode prevenir o isolamento social e o declínio físico e cognitivo, fatores cruciais para um envelhecimento saudável. Objetivo: Relatar a experiência de discentes-monitores, graduandos em fisioterapia, durante a condução do curso Saúde e Bem-Estar, oferecido pelo projeto Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UAPI) na Faculdade Una, em Divinópolis-MG. Métodos: Trata-se de um relato de experiência sobre a monitoria realizada por discentes do curso de fisioterapia no âmbito do curso Saúde e Bem-Estar, ofertado à população idosa pela UAPI. As atividades ocorreram de janeiro de 2023 a agosto de 2024. Resultados: Participaram do curso 2 discentes-monitores e 45 idosos. As atividades foram realizadas semanalmente na Faculdade UNA Divinópolis/MG, totalizando 80 encontros. As ações incluíam exercícios físicos, ioga, meditação, encontros ao ar livre, jogos de memória e palestras educativas, todas planejadas para atender às necessidades dos idosos e incentivar um envelhecimento ativo e saudável. Os discentes-monitores desempenharam papel fundamental na orientação e execução das atividades, contribuindo diretamente para o sucesso do projeto. Conclusão: A interação entre monitores e idosos criou um ambiente de aprendizado mútuo e convivência intergeracional, resultando em impactos positivos na qualidade de vida dos participantes e na formação acadêmica e cidadã dos discentes-monitores.
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