Marcadores de alimentação saudável e não saudável e fatores associados, durante a pandemia de COVID-19, em trabalhadores de uma instituição de ensino privada no Sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24862/cco.v19i2.1581

Resumo

Introdução: O estresse ocupacional, as mudanças de rotina e emoções negativas são alguns dos fatores que podem ter sofrido influencia pelo isolamento causado pela pandemia de COVID-19 e, além disso, são aspectos que podem conduzir às mudanças no consumo alimentar. Objetivo: Avaliar o consumo de alimentos marcadores de alimentação saudável e não saudável e os fatores associados em trabalhadores de uma Instituição de Ensino Superior privada do Sul do Brasil, durante o período inicial de isolamento ocasionado pela pandemia de COVID-19. Metodologia: Estudo observacional transversal, realizado por um questionário eletrônico autoaplicável (julho/agosto de 2020). Investigou-se aspectos sociodemográficos, nutricionais, psicossociais, de comportamentos de risco à saúde e consumo alimentar (consumo regular de marcadores de alimentação saudável e não saudável). Realizou-se análise estatística pelo teste Qui-Quadrado e pela regressão de Poisson, considerando um intervalo de confiança em 95%. Resultados: Dos 170 trabalhadores, 25,3% e 26,2% apresentavam consumo regular de marcadores de alimentação saudável e não saudável, respectivamente. Identificou-se que indivíduos com sintomas depressivos apresentavam menor probabilidade de ter um consumo regular de marcadores de alimentação saudável (RP: 0,37; p=0,007) e maior possibilidade de consumir marcadores de alimentação não saudável (RP: 1,89; p=0,027). Também, observou-se que os participantes do sexo masculino (RP: 2,60; p≤0,001) e os indivíduos com idade <37 anos (RP: 1,80; p=0,036) apresentavam maior probabilidade de apresentar consumo regular de marcadores de alimentação não saudável. Conclusão: Aspectos psicológicos e demográficos podem influenciar no consumo alimentar dos trabalhadores investigados, enfatizando a importância de medidas que promovam a educação alimentar e nutricional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Rauta Drum, FSG – Centro Universitário (FSG)

Curso de Nutrição, FSG – Centro Universitário (FSG), Caxias do Sul/RS, Brasil.

Rafaela Santi Dell'Osbel, MSc., Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Nutrição pela FSG Centro Universitário (FSG) (2018).

Roziane Vicenzi Fortes, FSG – Centro Universitário (FSG)

Pós-Graduação em Nutrição Clínica, FSG – Centro Universitário (FSG), Caxias do Sul/RS, Brasil.

Maria Luísa de Oliveira Gregoletto, Dra., FSG – Centro Universitário (FSG)

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), docente do curso de Nutrição na FSG – Centro Universitário (FSG), Caxias do Sul/RS, Brasil.

Cleber Cremonese, Dr., Instituto de Saúde Coletiva (ISC), Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, docente do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador/BA, Brasil.

Fernanda Pezzi, FSG – Centro Universitário (FSG)

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente do curso de Nutrição na FSG – Centro Universitário (FSG), Caxias do Sul/RS, Brasil.

Joana Zanotti, Dra., FSG – Centro Universitário (FSG)

Doutora em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente do curso de Nutrição na FSG – Centro Universitário (FSG), Caxias do Sul/RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Drum, J. R., Dell'Osbel, R. S., Fortes, R. V., Gregoletto, M. L. de O., Cremonese, C., Pezzi, F., & Zanotti, J. (2024). Marcadores de alimentação saudável e não saudável e fatores associados, durante a pandemia de COVID-19, em trabalhadores de uma instituição de ensino privada no Sul do Brasil. Conexão Ciência (Online), 19(2), 68–84. https://doi.org/10.24862/cco.v19i2.1581

Edição

Seção

Artigos Originais