Indicadores de saúde e aptidão física em escolares do Ensino Médio da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24862/cco.v14i2.1067

Resumen

Introdução: Atualmente o estilo de vida adotado por escolares tem trazido grandes modificações relacionadas à aptidão física para a saúde. A avaliação da aptidão física permite averiguar as condições do indivíduo para melhorar sua capacidade física e qualidade de vida. Objetivo: Analisar as informações sobre as variáveis de composição corporal e aptidão física para a saúde coletados em escolares do Ensino Médio por meio de testes do Manual PROESP-BR. Metodologia: Este estudo caracterizou-se ser de caráter avaliativo qualitativo de dados secundários coletados a partir do PROESP-BR. Para participar do estudo os escolares deveriam ter menos de 18 anos e estarem matriculados na UFV-CAF e possuir atestado médico para participação nas aulas de Educação Física. Foram analisadas as variáveis de aptidão física para a saúde. Resultados: Participaram do estudo 37 estudantes do 1º ao 3º ano. Os resultados do IMC apontaram que (17,85%) da amostra masculina está em zona de risco para a saúde, contra (11,11%) da amostra feminina. O desempenho cardiorrespiratório indicou risco à saúde em 100% da amostra feminina. No teste de resistência muscular o grupo feminino obteve classificação zona saudável em 100% da amostra. Em contrapartida, o grupo masculino apresentou valores de risco à saúde (3,57%). Na flexibilidade, 100% da amostra feminina foi classificada em zona saudável. Conclusão: Os escolares apresentaram perfil antropométrico e aptidão física para a saúde satisfatória. A utilização de testes para a avaliação da saúde de escolares foi considerada uma ferramenta útil e deve ser utilizada por professores de Educação Física.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-07-05

Cómo citar

Leite, D. M. de M., Trigo, R. W. de M., & Silva, W. S. da. (2019). Indicadores de saúde e aptidão física em escolares do Ensino Médio da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal. Conexão Ciência (Online), 14(2), 46–56. https://doi.org/10.24862/cco.v14i2.1067

Número

Sección

Artigos Originais